PJ002 - SMDSS 2015

O principal objetivo da identidade visual do evento é representa sua principal proposta, a de um evento fundamentado na coletividade onde procura-se propiciar o debate acadêmico e político sobre o tema Determinantes Sociais da Saúde.

O conceito da marca do SMDSS foi inspirado no elemento fundamental da saúde pública ou coletiva (os bonequinhos “em roda”), o estado do Maranhão, uma vez que o evento é a nível estadual e a estrela transparecendo a ideia de esperança.

Desse modo a construção do símbolo ficou composta pelos bonequinhos “em roda”, representando pesquisadores, discentes, docentes e o público em geral, reunidos a fim de promover a troca de experiências das pesquisas sobre os DSS realizadas entre a autoridade acadêmica, poder público e sociedade civil organizada e identificar temas emergentes sobre o impacto dos DSS na saúde pública do Maranhão.

Como o evento é estadual, foi escolhido o desenho vetorizado do Estado do Maranhão, do qual o evento pretende consolidar o movimento dos DSS, abrangendo não só a capital São Luís, mas o estado como todo. A estrela representa a esperança que o evento contribua para ratificar a importância dos DSS, inserir a temática na agenda das Políticas Públicas a fim de reivindicar o bem estar da população maranhense.

As cores utilizadas na construção da marca SMDSS foram as mesmas utilizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão, uma vez que este é o principal responsável pela realização do evento. Remetendo calma e serenidade com o azul e saúde e natureza com o verde.

Uma vez que trata-se de um evento científico, não houve necessidade de manual de identidade visual, entretanto optou-se por utilizar prioritariamente a assinatura horizontal da marca deste, todavia foi permitido o uso da assinatura vertical de acordo com a elaboração das peças solicitadas pela Comissão Organizadora do SMDSS 2015.

A seguir, são apresentadas as artes gráficas criadas solicitadas pela Comissão Organizadora do SMDSS 2015.